Agosto Lilás: palestra nesta sexta (8) discute padrões de violência contra a mulher

11/08/25

Como parte das ações da campanha anual Agosto Lilás, de conscientização e combate à violência contra a mulher, o Superior Tribunal de Justiça (STJ) promove, nesta sexta-feira (8), a palestra “Quebrando o ciclo da violência – o que os homens podem fazer para reconhecer padrões violentos e evitá-los?”. O evento será realizado das 15h às 18h, na sala de reuniões corporativas do STJ, com transmissão pelo aplicativo Zoom.

As inscrições podem ser feitas por meio deste link.

A ação, uma iniciativa da Ouvidoria das Mulheres do tribunal em parceria com o programa Humaniza STJ, está alinhada aos compromissos institucionais de enfrentamento à violência contra a mulher e de promoção da equidade de gênero e de uma cultura de paz.

O encontro será conduzido pelo professor Victor dos Santos Valadares, doutorando do Programa Psicologia Clínica e Cultura da Universidade de Brasília (UnB) e integrante do Espaço Acolher; e pela advogada Patrícia Guimarães, diretora de Igualdade Racial da International Legal Bar & Professionals Association (ILBPA). A abertura contará com a presença do ouvidor do STJ, ministro Gurgel de Faria.

Planejamento patrimonial e sucessório: o que muda para 2026?

Muitos clientes e amigos confundem planejamento patrimonial e sucessório com "fazer um testamento". Na verdade, o objetivo vai muito além de dividir bens e envolve questões jurídicas importantíssimas como: redução legal da carga tributária, simplificação do processo...

STF prorroga prazo para aprovação de lucros até 31.01.2026

O ministro Nunes Marques, do Supremo Tribunal Federal (STF), concedeu uma liminar para prorrogar, até 31.01.2026, o prazo relacionado à exigência de aprovação da distribuição de lucros e dividendos previsto na Lei 15.270/2025, que alterou regras do Imposto de Renda,...